top of page

Pedagogia da Alternância

Pedagogia da Alternância - enfatiza o meio como fator privilegiado do processo ensino-aprendizagem, valoriza os laços familiares e a herança cultural camponesa, dentro de um projeto de educação desenvolvimento do campo baseado no resgate da cidadania e na organização comunitária. Contribui para melhoria na produção agrícola e outras atividades rurais economicamente viáveis e ecologicamente corretas propiciando a vida e o futuro no campo com qualidade e dignidade.

A Pedagogia da Alternância consiste na organização da formação em espaços e tempos diferenciados: um período letivo no centro educativo alternado com um período letivo no meio sócio profissional. Assim, o ir e vir, casa-escola-casa representa uma "aprendizagem contínua na descontinuidade das atividades sócio pedagógicas, técnicas, econômicas e políticas".

Nas palavras de F. Nartinell Gufre "a autêntica alternância escola-trabalho não é uma simples justaposição destes dois elementos, mas supõe sua interação refletida: a escola se vê enriquecida pelo trabalho, e o trabalho pela escola". A Alternância está baseada no princípio de que a vida ensina mais que a escola, por isso o tempo escolar é alternado e integrado com o tempo familiar.

 

Nesta pedagogia a ação educativa não está vinculada à mera comunicação dos conhecimentos, atos que exigem somente compreensão. Para a sala de aula, buscam-se a construção do conhecimento a partir do conhecimento empírico do campo, por isso todos: pais, educandos, educadores, lideranças, comunidades, entidades estão envolvidos “participação formativa”. A Pedagogia da Alternância acredita na experiência coletiva como elemento da verdadeira aprendizagem, crítica e dialética. Ela modifica o meio, participa da evolução e da promoção. Para a concretização destes ideais têm-se como fios condutores, alguns instrumentos pedagógicos, como:

bottom of page