top of page

História da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé

 

A Associação da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé – AEFAVAG, dos/as pequenos/as agricultores/as que trabalham em regime de Agricultura Familiar da região, criada em 05/06/2004, é uma entidade mantenedora da EFA-VALE, na localidade - BR: 429; km: 65; linha: 20; Km: 3,5, no município de São Francisco do Guaporé – RO, criada por iniciativa da categoria de agricultores/as familiares dos municípios: São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques, cuja instituição e organização são regidas pelo Estatuto e Regimento Escolar amparado pelo código Civil brasileiro.

A AEFAVAG (Associação da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé) tem como objetivo geral voltado para a educação do meio rural, desenvolver um ambiente educativo fundamentado em princípios de responsabilidade, liberdade, participação e cooperação voltada ao desenvolvimento rural sustentável.

A Escola Família Agrícola Vale do Guaporé surgiu da necessidade de se criar uma instituição que privilegie a fala e a conversação juntamente com a escrita. O trabalho conjunto, a ação promocional e a vida em família e comunidade rural elevam o ser humano, na construção da própria história.

A Escola Família Agrícola Vale do Guaporé tem como objetivo capacitar os jovens campesinos, através da educação por alternância e desta forma buscando o desenvolvimento educacional no regional Vale do Guaporé, levando os estudantes a desenvolver o trabalho com teoria e pratica. Visando uma interação e permanência dos jovens no campo, esclarecendo a importância de ser um jovem agricultor valorizando as “raízes” familiares; de modo que as famílias busquem o conhecimento da realidade local para desenvolver práticas nas propriedades, tornando o ambiente sustentável.

O ensino deve partir das observações realizadas pelos/as jovens e do interesse suscitado na estadia e no meio sócio profissional durante a qual pesquisas e estudos são propostos para não haver cortes e mudanças de ritmos que possam comprometer a formação do/a jovem.

bottom of page