top of page
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
A Escola Família Agrícola Vale do Guaporé busca de acordo com pedagogia especifica (Pedagogia da Alternância) responder a um grande desafio, o de qualificar tecnicamente o/a pequeno/a trabalhador/a do campo a partir de uma metodologia que corresponda verdadeiramente às necessidades do/a homem/mulher do campo. Nesta perspectiva, as práticas desenvolvidas pela Escola Família Agrícola Vale do Guaporé se fundamenta em uma visão que permita o jovem a "aprender a aprender". Para isso é preciso contar com a participação direta da família no processo de formação e de ligação entre teoria e prática.
Nesse sentido, se percebe que é elementar que as ações procurem despertar na/o educanda/o os valores de desenvolver a pequena propriedade, buscando não só a sustentabilidade como também maior conforto e desenvolvimento econômico. A prática educativa da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé parte do princípio que o aprendizado dos conteúdos quando relacionados com o aprendizado da vida, trabalho e convívio social, tornam os sujeitos - educandos, diferentes, inserindo-os na sociedade, tornando-os participativos e agentes da transformação social.
Portanto, o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio permitirá a elaboração de um conhecimento acerca da organização social desenvolvendo a cidadania. Assim, o/a jovem poderá atuar de forma significativa no processo histórico social para possibilitar a apropriação de um saber não apenas teórico, mas prático. Diante desse processo transformacional é evidente a necessidade de uma instituição que corresponda às novas exigências e cumpra o papel, capacitando pessoas para atuar sobre a realidade.
Então, quanto ao método, a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé, adota a Pedagogia da Alternância (P.A) e os instrumentos metodológicos e pedagógicos, a saber: o sistema de semi-internato, planos de estudo, colocação em comum, síntese, tutoria, visita às famílias, viagem de estudo, caderno da alternância, caderno da realidade, folha de observação, intervenções externas, minicursos e palestras. Esse método permite maior participação da família e comunidade no processo de formação e vem atender as necessidades do/a homem/mulher do campo rondoniense. Assim, a Pedagogia da Alternância permite que o/a educando/a estude e ajude a família, havendo maior envolvimento da mesma na vida estudantil que o ajudará a desenvolver as experiências técnicas na propriedade.
bottom of page